‘Greve dos ônibus’ segue em Teresina e Strans fiscaliza cumprimento dos 30% da frota


Usuários do transporte coletivo em Teresina amanheceram nesta segunda-feira (04/04) com apenas 30% da fronta nas ruas, o que acabou causando muitos transtornos. Sintetro e Setut não chegaram a um acordo e a greve vai continuar na capital. Da frota de 420 veículos, 126 estão circulando.

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Teresina (Strans) cadastrou 90 vans e ônibus que estão atuando no transporte de passageiros durante a greve. O cadastramento prossegue, até às 17h, na sede da Superintendência, localizada à rua Pedro Freitas,1252. 

Para obter a autorização, é necessária a apresentação da documentação dos condutores e dos veículos, que também passam por vistoria, necessária para a segurança dos usuários. A autorização concedida pela STRANS estipula as rotas que deverão ser afixadas em local que facilite a identificação por parte dos usuários.

A gratuidade para idosos e a tarifa estudantil (meia passagem) serão respeitadas, porém o usuário deve apresentar carteirinha (estudantes) e o cartão que dá direito aos benefícios (idosos acima de 60 anos). Em caso de descumprimento das normas de autorização, os usuários devem denunciar à STRANS, pelo whatsapp: 86 99460-2486. Se foram comprovadas as denúncias, a autorização para o transporte será suspensa.

A STRANS também disponibilizou para os usuários os itinerários dos ônibus que irão circular. A Lei de Greve prevê que “nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Esta garantia deve ser de no mínimo 30% (trinta por cento) dos serviços em funcionamento” (Lei.783/89), o que corresponderia a 126 veículos da frota de 420 ônibus.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina e dos Trabalhadores do Sistema de Transportes Rodoviários devem notificar sobre a frota em circulação. A STRANS reforçou também a fiscalização para garantir o cumprimento da Legislação e direitos dos usuários do transporte coletivo.

About the author  ⁄ Maria Vieira

No Comments