Moradores e comerciantes do Bairro São Joaquim e Parque Alvorada, na zona Norte, estão fazendo um protesto, nesta terça-feira (12), contra a construção de uma estação de ônibus na Rua Rui Barbosa, em frente ao Mercado Municipal. Os manifestantes estão bloqueando o quarteirão desde às 8h30 e afirmam que só irão terminar o movimento quando receberem algum esclarecimento da Prefeitura.
A obra teve início na última quinta-feira e a escavação na rua para a construção da parada no sentido Centro-Norte tem cerca de 55 metros. De acordo com alguns moradores, o projeto prevê que a rua se transforme em via única e eles afirmam que irá prejudicar o comércio local.
O comerciante Tércio Magalhães afirma que a pista em um só sentido vai fazer com que as vendas dos comércios locais caiam muito.
“Vai prejudicar os comerciantes, o prefeito está querendo mão única e as experiências no comércio mostram que as vendas caem pelo menos 50 %. No caso da Rui Barbosa, ela é uma pista de rolamento que liga o Centro à Santa Maria da Codipi e as pessoas quando estão de passagem, acabam parando para fazer compras. Se ficar não única, o tráfego vai diminuir e as vendas vão cair”, falou o comerciante.
Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Parque Alvorada, Beatriz Pimentel, somente na Rui Barbosa existem mais de 200 lojas. Ela diz que nenhum morador foi comunicado da obra e cobra uma posição da prefeitura.
“Não vieram dar explicação, era para ser feito o alargamento da avenida e a sinalização, pelo menos a gente sabia q o projeto era esse e ninguém se opunha, mas essa paradas em rua estreita, a gente teme que acabe o comércio porque vai ser transformada em via exclusiva”, lamentou Beatriz.
Beatriz acrescentou que ontem à noite, por volta das 18h30, foi realizado outro protesto que durou cerca de meia hora.
Policiais militares estão no local fazendo o monitoramento.
O Cidadeverde.com entrou em contato com a Strans e aguarda um posicionamento sobre o assunto.
No Comments