Com o objetivo de discutir ações conjuntas com estados que compõem a região do Matopiba e retomar os planos turísticos da Rota das Emoções e do Projeto Serras do Nordeste, o governador Wellington Dias se reuniu, nesta quarta-feira (3), com os governadores do Maranhão, Flávio Dino, e do Tocantins, Marcelo Miranda, e com o representante do governo do Ceará, Osmar Baquit.
Durante o encontro, os governadores assinaram um protocolo de intenções buscando a formação de parcerias voltadas para a integração e promoção do desenvolvimento sustentável em toda a extensão geográfica que abrange o parque do Jalapão e as nascentes dos rios Parnaíba e Rio Preto.
O Matopiba é a nova fronteira agrícola reconhecida pelo Governo Federal brasileiro e abrange municípios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A reunião discutiu a implantação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, cujas ações serão voltadas especialmente para três eixos estratégicos: infraestrutura, inovação e tecnologia e a classe média no campo.
Segundo o governador Wellington Dias, o objetivo é fazer um plano de desenvolvimento de longo prazo para a região, que permita o fortalecimento não só das fronteiras agrícolas, mas também do turismo, especialmente com a retomada da Rota das Emoções e do Programa Serras do Nordeste. “Devemos trabalhar uma infraestrutura de estradas, hotelaria e transporte para viabilizar o ecoturismo da região. Essas parcerias, através de consórcios, são importantes para a economia dos estados envolvidos”, destaca Dias.
Além da necessidade de se criar uma infraestrutura para escoamento da produção dos grãos da fronteira agrícola e do desenvolvimento do turismo, o Plano de Desenvolvimento prevê o apoio à inovação e o desenvolvimento tecnológico das atividades agrícolas e agropecuárias e o fortalecimento da estrutura social, política e econômica da região, promovendo a qualificação profissional, assistência técnica e rural visando a ascensão dos produtores rurais da região.
O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, destacou que o Matopiba não deve se restringir apenas ao agronegócio e reforçou que é preciso reforçar ações como estradas e obras de infraestrutura.
No Comments